Imprimir

Bióloga diz que áreas de preservação brasileiras podem ser referência mundial

9714

Por Alana Gandra

As unidades de conservação privadas brasileiras podem se tornar referência para outros países, na opinião da bióloga Marion Bartolamei, coordenadora das reservas particulares do patrimônio natural (RPPN) do Brasil – a Reserva Natural Salto Morato (Guaraqueçaba - PR) e a Reserva Natural Serra do Tombador (Cavalcante - GO) . O trabalho feito nas duas áreas de preservação está sendo apresentado no Congresso Mundial de Parques, encerrado hoje (17) em Sidney, Austrália. O congresso, que ocorre a cada dez anos, discute as políticas e o tratamento dados às áreas de conservação em geral em cada país.

Add a comment
Imprimir

Concessão de Unidades de Conservação em Minas Gerais- Iniciativas Obscuras, Mal Ajambradas, ao Apagar das Luzes

Por Luiz Prado

571Ao apagar das luzes da administração estadual e após as eleições o Governo do Estado de Minas Gerais publicou o edital de licitação para a concessão, por 25 anos, da Rota das Grutas Peter Lund, que inclui “três áreas estaduais protegidas: o Parque Estadual do Sumidouro, o Monumento Natural Estadual Peter Lund e o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato.  O edital, publicado em 4/11/2014 estabelece o prazo para entrega de propostas até 13/1/2015, ou seja, inclui o período de festas de final do ano ao longo do qual dificilmente alguma empresa ou consórcio trabalhará na análise de viabilidade econômica e financeira da concessão.

Add a comment
Imprimir

Unidades de conservação são parte da solução

573 

Por Angela Kuczach*

Sobrevoando a Serra do Espinhaço, em Minas Gerais... lá embaixo, o que se vê através das nuvens é um Brasil recortado. A colcha de retalhos vista do alto representa parte dos 80% do Cerrado que já foi alterado, principalmente a partir da década de 1960, com a expansão da fronteira agrícola sobre esse bioma. Os 20% restantes, ainda existem graças ao relevo acidentado em algumas partes e a presença de unidades de conservação, que hoje respondem a pouco menos de 10% do bioma.

Add a comment

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!