Imprimir

Embrapa estimula o uso de materiais recicláveis em hortas e canteiros

. Acessos: 1706

285veja as dicas da pesquisadora da Embrapa para montar uma horta caseira utilizando pequenos espaços: http://g1.globo.com/economia/globo-rural/videos/t/ edicoes/v/aprenda-a-montar-uma-horta-em-pequenos-espacos/2937874/Colher verduras fresquinhas no jardim de casa é terapia de morador do DF.

Uma fazenda de 1,2 mil hectares no Gama, Distrito Federal, é um dos 47 centros da Embrapa no país. Especialistas de várias áreas trabalham com 20 linhas de pesquisa de hortaliças e não só dedicadas ao agronegócio.

Em jardineiras, a pesquisadora Caroline Reyes estuda as espécies mais indicadas para o plantio de verduras e legumes, por qualquer cidadão. “Quem tem pequenos espaços, por exemplo, nas varandas, pode usar um cantinho, qualquer lugar que bata sol serve. As jardineiras são ótimas opções”, diz.

Outros materiais já foram testados e recomendados pela Embrapa para pequenos espaços, todos reciclados. Em um canteiro, o que parece um vaso grande de cerâmica é um pneu de carro pintado.

O pneu foi virado do avesso e para sustentar a terra, recebeu uma base no fundo, que permite a drenagem da água. Outra opção para o plantio de hortaliças é o tubo de plástico, que pode ser colocado em uma estrutura de metal, que facilita o manejo.

A garrafa pet também é uma boa opção de canteirinho e de fácil preparo. Caroline corta a garrafa na parte de cima, deixando 20 centímetros de base. Faz dois furinhos embaixo. O solo é uma mistura de produtos: 50 litros de terra, 200 gramas de calcário, 200 gramas de adubo e 34 litros de esterco bovino.

Depois é só encher a garrafa com a mistura e plantar a mudinha. “Depois de plantado, molhamos um pouquinho para auxiliar o pegamento”.

A Embrapa Hortaliças dá cursos sobre hortas para qualquer interessado. Confira o vídeo  com a reportagem completa e conheça o exemplo de um aluno bastante entusiasmado.

Clique aqui e acesse um vídeo extra exclusivo do site, que ensina o passo-a-passo para montar uma horta caseira utilizando pequenos espaços.

Se preferir, a Embrapa Hortaliças também possui uma publicação que orienta como fazer hortas em pequenos espaços. Clique aqui e acesse o site para fazer o pedido.


Fonte: Globo Rural.


{fcomment id = 285}

 

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!