Imprimir

Empresas preocupadas com o consumo de água

. Acessos: 800

349

O relatório foi solicitado por investidores institucionais, que querem saber o risco de fazer investimentos face aos problemas de água.

O questionário feito com 147 empresas mostrou que 39% delas já estão sofrendo com problemas relacionados com a água – incluindo interrupções causadas por secas ou inundações, diminuição de qualidade da água e aumento dos preços da água.

Outra conclusão é que mais da metade das empresas espera ter problemas com água dentro de 1 a 5 anos. O relatório ainda prevê que a situação vai ficar pior, já que a demanda mundial por água deve subir nas próximas décadas.

Os setores que demonstram maior exposição aos riscos da água incluem alimentos, bebidas, tabaco e metais e mineração. Os pesquisadores alertam que a escassez de água vai fazer parte de uma tempestade de problemas ambientais.

Porém, 60% das empresas já estabeleceram metas de desempenho no modo de uso
da água. As empresas estão reconhecendo cada vez mais o risco para a sua marca se forem vistas como desperdiçadoras de água nos países nos quais o recurso é escasso.

O crescente interesse das empresas em medir seu desempenho e se preocupar com a questão de água reflete a tendência já existente que elas têm de medir a contribuição de gases para o efeito estufa. Mas os pesquisadores dizem que a água é diferente do carbono no sentido de que muitas vezes há alternativas aos combustíveis fósseis, mas não existem alternativas à água.

O desafio está em gerir o que temos entre os usuários concorrentes, quer sejam empresas, comunidades ou sistemas naturais. A mudança climática está alterando a disponibilidade
mundial de água, o que significa maior escassez em algumas regiões e mais inundações em outras; a solução pode ser adaptar a estrutura e o consumo de cada região.


Fonte: BBC.

Você é registrado? Efetue login no menu a direita ou Clique aqui...

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!