Imprimir

Ações de sustentabilidade propostas pelos Governos para as Olimpíadas Rio 2016

485
Alunos da rede municipal de educação do Rio na Praça do Conhecimento, no Complexo do Alemão, durante evento de apresentação da Bandeira Olímpica

Quanto mais o público souber, melhor poderá cobrar os resultados. Confira detalhes de cada linha de trabalho

por Juliana Mac hado Ferreira

Segundo o Portal da Transparência o programa de sustentabilidade e de meio ambiente dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 se propõe a atuar nas três esferas de governo – Federal, Estadual e Municipal – em um comprometimento conjunto para atender às exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) e às necessidades do município do Rio de Janeiro e de sua região metropolitana. As ações de sustentabilidade estarão focadas em quatro frentes centrais de trabalho: conservação da água, energia renovável, jogos neutros em carbono e gestão do lixo e responsabilidade social.

 

Gestão e tratamento da água

Ações propostas pelo Rio 2016

  • Uso de equipamento de águas cinzas e uso secundário de água de chuva para irrigação para o Programa de Construções Verdes Rio 2016.
  • Instalações do Centro Olímpico de Treinamento (COT), da Vila Olímpica e Paralímpica e do Parque Radical com unidades independentes de tratamento de esgoto.

Compromissos de Governo

  • Assegurados pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (2008) do Governo Federal que define os alvos do tratamento no nível nacional, estadual e municipal, com investimentos de US$ 4 bilhões que já foram alocados aos programas de restauração (Programa de Despoluição da Baía de Guanabara e da Barra – Jacarepaguá) que irão resultar na coleta e no tratamento de 80% de todos os esgotos até 2016.
  • US$ 165 milhões alocados pelo setor privado e pela CEDAE para completar a renovação completa da Lagoa Rodrigo de Freitas, que receberá as competições de Canoagem (Velocidade) e Remo e da Lagoa de Jacarepaguá na Zona da Barra para melhorar a capacidade de dragagem e a qualidade da água para uso dos banhistas.
  • Restauração do curso do Rio Maringá, na Zona Deodoro, através de um programa comunitário.

 

Educação e conscientização ambiental

Ações propostas pelo Rio 2016

  • Programa de Eco-Cidadania Olímpica para promover a sustentabilidade de todos os grupos civis do Rio.
  • Novos Eco-museus: um centro para a educação e a cultura ambiental dentro do Parque Olímpico do Rio, para aumentar a conscientização sobre o legado e medidas dos Jogos para a sustentabilidade ambiental, com apoio das ONGs locais.

Compromissos de Governo

  • Programas ambientais escolares aumentarão a conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas e as maneiras com que indivíduos e comunidades podem combater este fenômeno global, outros programas focarão na proteção das lagoas.

 

Reservas e conservação de energia , uso e gestão de energia renovável

Ações propostas pelo Rio 2016

  • Construções temporárias com geradores autoalimentados por etanol para as operações de radiodifusão.
  •  Piscinas com painéis solares para aquecimento da água no COT e nas instalações de Pentatlo Moderno.
  •  Células fotovoltaicas nos halls do COT para diminuir a demanda de energia para iluminação.
  • Tecnologia Brasileira de ponta de célula de hidrogênio, a etanol, em todas as estruturas temporárias para a iluminação de todas as áreas operacionais.
  • Sistema de Gestão de Energia nos prédios novos para complementar a economia e conservação de energia.
  • Dentro do Programa de Coleta de Óleo Vegetal do Governo Estadual, o óleo coletado na Vila Olímpica e Paralímpica, do IBC/MPC e das instalações será reciclado em biodiesel.

Compromissos de Governo

  • O Programa Nacional para a Produção e a Utilização de Biodiesel no mercado local provocando uma redução considerável da importação de combustível e a melhoria da matriz nacional de energia renovável.

 

Qualidade do ar e Transporte

Ações propostas pelo Rio 2016:

  • 100% da frota de T1-T3 funcionando com etanol.
  • 100% da frota de ônibus públicos com alto uso percentual de combustível limpo (biodiesel etanol).

Compromissos de Governo

  • Um programa de Qualidade do Ar será inaugurado em todo o território nacional pelo Governo Federal, em 2009. Isso levará ao aumento do número de estações de controle, ao aumento do controle das partículas de NO2, SO2 e ozônio, compromissos com o Plano Estadual de Ação pela Redução de Emissões de Gases de efeito estufa, melhorias do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automóveis e redução dos níveis de enxofre no combustível.

 

Proteção do ecossistema e do solo

Ações propostas pelo Rio 2016

  • Análise da contaminação do solo a cada nova obra de construção.
  • Aumento das áreas verdes na cidade através da criação de novas instalações para os Jogos, para eventos culturais e lazer ao ar livre.
  • No COT, no Parque Radical, na Marina e na Lagoa Rodrigo de Freitas, um estudo preventivo será feito para garantir a preservação das regiões naturais da fauna e da flora.

Compromissos de Governo

  • Uma série de programas e leis integradas: o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, a aprovação da Lei Mata Atlântica, o Programa “Zero Desflorestamento Ilegal”, o Fundo de Compensação Ambiental e da Descentralização de Licença Ambiental.
  • Criação do Parque do Carbono onde mais de 24 milhões de árvores serão plantadas.

 

Gestão do Lixo Sólido

Ações propostas pelo Rio 2016

  • 100% das novas construções enviando entulho para novas usinas de reciclagem.
  • Usinas de reciclagem independentes para fluxos separados (recicláveis e orgânicos) nas grandes instalações para reduzir o lixo enviado para os lixões e provocar uma visão de lixo zero.
  • Rio 2016 e as ONGs criarão juntos um programa para reciclar o material dos Jogos tais como o look dos Jogos, o que poderá gerar um lucro adicional para as comunidades envolvidas.

Compromissos de Governo

  • Os governos Municipal e Estadual introduzirão sistemas integrados de gestão de lixo sólido para garantir a reciclagem máxima e lançarão uma nova perspectiva para a reutilização de materiais em todas as fases do evento: através da instalação de bombas de metano nos lixões para produção de energia e produção de crédito carbono, o uso de usinas de construção e de demolição, a destruição de todos os lixões ilegais na cidade até 2010 e a melhoria do Movimento Nacional de Cooperativas de Reciclagem.

 

Reflorestamento, biodiversidade e proteção do meio ambiente e legado cultural

Ações propostas pelo Rio 2016

  • O programa de compensação dos Jogos Neutros em Carbono em um “Parque do Carbono” de 1.360 hectares no Parque Nacional da Pedra Branca onde 3 milhões de árvores serão plantadas em associação com o Instituto Estadual de Florestas, das 24 milhões que serão plantadas no total até 2016.
  • O Parque Radical será inteiramente reconvertido num parque público protegido com um plano intensivo de reflorestamento, reintroduzindo várias espécies da floresta tropical. Este plano indicará residentes locais para manter a sustentabilidade do parque a longo prazo.
  • A reforma paisagista e o reflorestamento do Parque Olímpico do Rio sobre 40 hectares, através de um esforço conjunto entre as comunidades vizinhas, residentes locais e comunidades carentes.
  • Alimentação para a Vila Olímpica e Paralímpica – 100% composta por produtos orgânicos para melhorar a biodiversidade.

Compromissos de Governo

  • Os trabalhos da Educação pela Sustentabilidade da Agenda 21 nas instalações coordenadas pelos Eco-museus não serão apenas concentradas nos esportes integrados e nas atividades ambientais; elas promoverão também as tradições culturais da sociedade multicultural do Rio, a integração de espetáculos de arte (Samba e Capoeira), de tecnologias modernas, de arte de rua criativa e contemporânea através da reciclagem de materiais, o que abrirá novas possibilidades criativas sem comprometer as tradições autênticas.

Exerça sua cidadania . Denuncie irregularidades.

Colabore com a Controladoria-Geral da União (CGU) na fiscalização do uso do dinheiro público. Envie suas denúncias relativas à defesa do patrimônio público, ao controle sobre a aplicação dos recursos públicos federais, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da administração pública federal. Use o “Formulário de Denúncias” disponível no site www.cgu.gov.br/Denuncias/

A identidade do denunciante e todas as informações pessoais fornecidas são protegidas, nos termos da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11), e não podem ser acessadas por terceiros, incluindo servidores públicos não autorizados, a não ser mediante consentimento expresso do autor ou decisão judicial.

E, de acordo com o artigo 126-A, da Lei nº 8.112/90, o servidor público que fizer uma denúncia não pode ser penalizado por informar sobre a prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, à autoridade superior ou – quando houver suspeita de envolvimento desta – a outra autoridade competente para apuração, ainda que em decorrência do cargo, emprego ou função pública.

Para melhor eficácia na apuração da denúncia, envie por Internet ou carta, ou ainda mediante entrega pessoal. Se possível, anexe documentos ou imagens que ajude a comprovar os fatos denunciados por correspondência.

 


{loadposition olimpiadas}
{jcomments off}

Add a comment

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!