Imprimir

Casa das estrelas

. Acessos: 731

481Um professor colombiano passou dez anos coletando definições de seus alunos e, como resultado, obteve um dicionário com verbetes ao mesmo tempo puros, lógicos e reais

A Feira do Livro de Bogotá, que aconteceu no final de abril, teve como maior sucesso um livro chamado Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças. Mais especificamente, uma parte dele: um dicionário feito por crianças que traz cerca de 500 definições para 133 palavras, de A a Z.

Apesar de lançado originalmente em 1999, o livro foi reeditado neste ano. Javier Naranjo, o autor, conta que compilou as informações durante dez anos enquanto trabalhava como professor em diferentes escolas do estado de Antioquía, região rural do leste do país.

A ideia surgiu quando, em uma comemoração do Dia das Crianças, ele pediu que seus alunos definissem a palavra “criança”. O resultado encantou o professor – uma das definições era “uma criança é um amigo que tem o cabelo curtinho, não toma rum e vai dormir mais cedo”. A partir daí foram surgindo novas definições, que eram sempre anotadas e guardadas.

Para ele, as crianças têm uma lógica diferente, uma maneira própria de entender o mundo e de revelar muitas coisas que os adultos já esqueceram. É assim que, no peculiar dicionário, o adulto é uma “pessoa que em toda coisa que fala, fala primeiro de si”, água é uma “transparência que se pode tomar”, um camponês “não tem casa, nem dinheiro. Somente seus filhos” e a Colômbia é “uma partida de futebol”.

Confira abaixo alguns dos verbetes encontrados no livro.
Fonte : catraca livre , Com informa ções da BBC Mundo


Água: Transparência que se pode tomar. (Tatiana Ram írez , 7 anos )

Camponês: u m camponês não tem casa, nem dinheiro. Somente seus filhos. (Luis Alberto Ortiz , 8 anos )

Céu: De onde sai o dia. (Duván Arn ulfo Arango , 8 anos )

Dinheiro: Coisa de interesse para os outros com a qual se faz amigos e, sem ela, se faz inimigos. (Ana Mar ía Nore ña, 12 anos )

Escuridão: É como o frescor da noite (Ana Cristina Henao , 8 anos )

Lua: É o que nos dá a noite (Lei dy Johanna Garc ía, 8 anos )

Mãe: Mã e entende e depois vai dormir (Juan Alzate , 6 anos )

Tempo: C oisa que passa para lembrar (Jorge Arman do, 8 anos )

Universo: Casa das estrelas (Carlos Gómez , 12 anos )


 

Veja pequena demonstração do Livro

Arquivos:
Demonstração do Livro Casa de las Estrellas, de Javier Naranjo

481Em sua quarta edição, o livro “Casa das Estrelas: o ....

Data 27-08-2014 Tamanho 870.2 KB Download 152



ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd