Imprimir

Tribo isolada do mundo é descoberta na Amazônia brasileira

. Acessos: 1000

456O Brasil confirmou a existência de uma tribo que vive na Amazônia ocidental, sem qualquer contato com o mundo exterior.

Aproximadamente 200 índios foram avistados. A tribo isolada não está “perdida”, nem é desconhecida. Na verdade, suspeita-se que cerca de 2.000 índios morem no Vale do Javari, onde as casas foram vistas do ar.

Segundo autoridades brasileiras, a confirmação da existência da tribo permite que o governo monitore a área e proteja o estilo de vida de seus moradores.
As imagens mais recentes revelam que a tribo recém-confirmada planta milho, amendoim, banana e outras culturas.

Em 2008, o grupo Survival International (em português, “Sobrevivência Internacional”), lançou fotos de outra tribo isolada perto da fronteira entre Brasil e Peru. As imagens impressionantes revelavam homens visando flechas em direção ao céu, onde os aviões os fotografavam.

Segundo o grupo, os indígenas não são contatados, mas são cientes do mundo exterior. Viver separado do resto do globo é uma escolha, um estilo de vida tradicional nas profundezas da floresta amazônica.

Como as tribos são isoladas, o contato com o mundo exterior pode ser mortal. Por exemplo, quando missionários contataram a tribo Zo’e em 1987, 45 índios morreram de doenças comuns que nunca haviam encontrado e, portanto, não tinham nenhuma tolerância, incluindo a gripe. No Peru, metade da anteriormente isolada tribo Nahua morreu de doenças após a exploração de petróleo em suas terras, que começou na década de 1980.

A exploração de petróleo nas proximidades do Peru também ameaça a tribo recém-confirmada. Outras principais ameaças para o bem-estar desse grupo são a pesca ilegal, a caça, a exploração madeireira, a mineração, a pecuária, as ações missionárias e o tráfico de drogas.

 

Fonte: LiveScience / HypeScience - Versão: Natasha Romanzoti.


ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!