Imprimir

Risco global da água

. Acessos: 738

355Na Índia, por exemplo, onde já há alta competição pela água existe um risco sério, quando combinado com uma variabilidade anual da água

Um mapa incrivelmente detalhado mostra o risco global de água

LEMBRA-SE DA SECA QUE ATINGIU OS EUA EM 2012? ELE FOI IMPORTANTE, MESMO QUE PESSOALMENTE NÃO O TENHA AFETADO. Na verdade, 53% do país estava lidando com o que o USDA chama de “seca moderada à extrema” até julho. Mais de 1.000 municípios foram declarados áreas de alerta federal.

Aqueduto, um novo mapa do World Resources Institute (WRI), mostra que os problemas de água no mundo crescem de forma gritante. “Estamos vendo que a água e a falta dela está emergindo como um dos desafi os do século 21. Que é interessante agora é que estamos ouvindo que a preocupação a partir da comunidade empresarial e em todo o mundo”, diz Betsy Otto, Diretor do Aqueduto da WRI.

355bO projeto, criado como uma aliança de empresas como GE, Goldman Sachs, Shell e Procter & Gamble, é o mais detalhado mapa de alta resolução do estresse hídrico global disponível hoje. É também a primeira ferramenta de mapeamento de risco de água para incluir dados de águas subterrâneas. O mapa gratuito do WRI usa dados de 2010 (os dados mais atuais disponíveis) para medir uma série de categorias de risco da água em todo o mundo: o risco físico; variabilidade na água disponível, de ano para ano, o de ocorrências de inundação (quantas vezes e intensidade); severidade das secas (quanto tempo e quão grave), estresse, pressão poluição de águas subterrâneas, a demanda por tratamento de água, a cobertura da mídia sobre as questões da água (ou seja, quanta atenção é dada à água em uma determinada área), e muito mais.

“A beleza da ferramenta é que ela permite que você olhe para os indicadores individuais, mas ricamente detalhe todos juntos e os agregue para dar uma imagem do risco global da água”, diz Otto. Se você não tiver certeza dos niveis que você quer ver, Aqueduto tem nove indicadores ponderados predeterminados, classifi cadas por setor da indústria – uma companhia de petróleo e gás, por exemplo, terá diferentes fatores de risco do que outro tipo de indústria.

“Vamos definir o quadro de risco da água para falar com a comunidade empresarial e para o setor privado, mas estamos recebendo um bom feedback do setor público e ONGs que vão utilizar esta informação. Há uma escassez de boa informação global sobre onde nós estão os desafi os da água, e só vamos ser capaz de resolver os problemas de água se trouxermos o setor público e privado juntos”, diz Otto.

Otto descobriu uma série de coisas marcantes ao montar o mapa. Lugares que tradicionalmente não tinham altos riscos de água – a costa leste dos Estados Unidos, o Centro-Oeste, Europa – agora tem médio risco elevado de água. Isso se deve as mudanças na demanda de água, padrões acentuados, o tempo, e abastecimento de água padrões. Ao mesmo tempo, informa que onde já existe alta competição pela água (isto é, Índia) existe um risco sério, quando combinado com uma variabilidade anual da água.


veja os dados nos mapas interativos em: www.wri.org/our-work/project/aqueduct/aqueduct-atlas


Fonte: verdeProFundo.org

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!