Imprimir

Campeões da Terra 2013

. Acessos: 520

537Ministra do Meio Ambiente ganha prêmio da ONU por reverter desmatamento

Aministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, recebeu em setembro o prêmio Campeões da Terra 2013, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), da ONU (Organização das Nações Unidas), por “esforços bem sucedidos para reverter o desmatamento na Amazônia”.

“Na Amazônia hoje, nós temos algumas iniciativas em curso de natureza científica do governo brasileiro em parceria com a Embrapa, com o Inpe, que é o caso do programa Terra Classe, identificando essas áreas, o que aconteceu com o que foi desmatado. E nós sabemos que da ordem de 18% a 20% da Amazônia já estão em restauração natural. E com a prática do Código Florestal, com a identificação do cadastro ambiental rural, temos condições de identificar estrategicamente as áreas que devem ser prioritárias nessa restauração”, disse a ministra à rádio ONU.

Izabella Teixeira ganhou o prêmio Campeões da Terra na categoria “Liderança Política”. Sua contribuição em painéis de alto nível da ONU sobre desenvolvimento sustentável também foi destacado.

Brasil

Segundo o Pnuma, a ministra teve “papel central” na implementação de políticas do uso da terra, controle e prevenção do desmatamento. A agência da ONU cita dados do governo brasileiro, afirmando que nos últimos oito anos, houve uma redução de 84% do desmatamento, com o índice de redução anual da cobertura verde caindo de 27 mil km² em 2004 para 4,5 km² em 2012.

Ainda como parte do combate ao desmatamento, o governo brasileiro tem investido no reforço à fiscalização e no uso de imagens de satélite para rastrear novas clareiras e mudanças nas florestas. Foram criados 250 mil km² de áreas protegida, equivalente a 75% do total mundial de florestas protegidas. A ministra destacou o protagonismo do Brasil na agenda ambiental.“Dedico este prêmio a todos os brasileiros que lutam pela preservação do meio ambiente”, afirmou.

O prêmio é destinado a líderes de governo, da sociedade civil e do setor privado que se destacam na atuação pelo meio ambiente. Izabella foi premiada na categoria Liderança Política por, entre outras conquistas, ter desempenhado papel importante na redução do desmatamento na Amazônia e por sua atuação internacional em defesa do meio ambiente.

A ministra declarou estar honrada com a premiação, destacando o fato de ser analista ambiental e funcionária de carreira do governo brasileiro. “Este é um prêmio que reconhece e determina que a gente faça mais porque a sociedade brasileira tem condições de alcançar o desenvolvimento sustentável mais rápido do que qualquer país no mundo, não só pelas riquezas ambientais que nós temos, mas também pela união do povo”, acrescentou.

Izabella Teixeira recebeu o prêmio Campeões da Terra das mãos da embaixadora da Boa Vontade do Pnuma, a modelo Gisele Bündchen.


Fonte: Uol.


ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd