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Novos desafios para democratização da informação ambiental

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01Uma sociedade ambientalmente melhor informada e mais consciente tenderá a pressionar cada vez mais por políticas públicas e de mercado que levem em conta as questões ambientais em suas tomadas de decisão

Por Vilmar Berna

Houve um tempo, no Brasil, em que as fontes de informações ambientais eram praticamente inexistentes, o que dificultava a tomada de decisões, seja no campo profissional, do consumo ou da cidadania política. Hoje, esta realidade mudou radicalmente e a relação de fontes que reunimos aqui é uma pequena amostra disso.

Isto, por si só, constitui indicador importante para revelar, por um lado, a existência crescente de profi ssionais, organizações, cidadãos dedicados em produzir e oferecer canais de informações socioambientais; por outro lado, indica o interesse crescente da sociedade por tais informações.

Entretanto, os desafios ainda são enormes. Este público quer informação ambiental, mas ainda não se dispõe a pagar por ela, o que obriga muitos veículos e profissionais de comunicação ambiental a trabalharem de forma quase voluntária, como se fosse um apostolado.

Como continuar mantendo a atenção deste público já interessado, diante da quantidade de informações socioambientais que cresce a cada dia, correndo o risco de produzir a ‘poluição’ da informação?

Como ampliar a oferta de informação socioambiental para novos públicos ainda não tão interessados, ou mesmo que rejeitam a informação socioambiental?

Como fazer com que informações socioambientais contribuam para produzir ações socioambientais, seja nas relações de consumo, no exercício da cidadania política, no mundo dos negócios?

A “REVISTA DO MEIO AMBIENTE” PERSONALIZADA

O Google Alerts (www.google.com/alerts) é uma ferramenta do Google super eficiente também para a área ambiental. O Serviço, que é gratuito, pode enviar um e-mail automaticamente sempre que o buscador encontrar informações relevantes aos tópicos do seu interesse, como, por exemplo, notícias e informações socioambientais atuais, oportunidades de empregos na área ambiental, ou de econegócios, cursos, leituras, tópicos sobre gestão ambiental, legislação ambiental, educação ambiental, etc.

É como se você fosse o editor de sua própria Revista do Meio Ambiente, definindo a pauta do que mais lhe interessa. É bem fácil e autoexplicativo.

Primeiro, defina os termos da busca e, conforme for recebendo os alertas, pode ajustar de acordo com suas necessidades e ficar apenas com o que realmente interessa. Através deste serviço, é possível criar um alerta para monitorar uma atualização de legislação ambiental, acompanhar projetos ou processos de licenciamento ou de ajustamento de consulta de empresas, audiências públicas, ou acompanhar o desempenho e a produção parlamentar de candidato no qual tenha votado, etc.

Permite ainda acompanhar o dia a dia de pessoas que sejam referências, como presidentes de empresas, palestrantes, etc., mantendo-se atualizado sobre suas agendas, quando estarão na cidade ou em público, para palestras, por exemplo.

MEIO AMBIENTE - CANAIS GOOGLE

 

AMBIENTE IMPRESSO NA MÍDIA ESPECIALIZADA 

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Continua na próxima edição. Confira a lista completa no Portal (portaldomeioambiente.org.br)


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