vilmar berna

VILMAR SIDNEI DEMAMAM BERNA - Escritor e jornalista, fundou a Rebia - Rede Brasileira de informação Ambiental (rebia.org.br), e edita deste janeiro de 1996 a Revista do Meio Ambiente (que substituiu o Jornal do Meio Ambiente), e o Portal do Meio Ambiente (portaldomeioambiente.org.br). Em 1999, recebeu no Japão o Prêmio Global 500 da Onu para o Meio Ambiente e, em 2003, o Prêmio verde das Américas. www.escritorvilmarberna.com.br

Imprimir

Não terminou. Na verdade, só continuamos na tarefa árdua e democrática de construir – e reconstruir - uma nação

. Acessos: 749

515O exercício da cidadania não termina com o voto na urna, na verdade, recomeça. A hora agora é dos perdedores aceitarem com serenidade o jogo democrático e fazer uma oposição responsável e construtiva. E dos vencedores reconhecerem que praticamente a metade do Brasil está insatisfeita e deseja mudanças: que tenham a humildade de modifi car o caminho para melhorar a vida de todos os brasileiros

Por Vilmar Sidnei Demamam Berna*

Apesar de não ter apresentado um programa de governo – por considerar que seu mandato atual já diz o suficiente – a candidata Dilma Rousseff afirmou por diversas vezes que o Brasil tem tido crescimento econômico associado à sustentabilidade ambiental, à geração limpa de energia e à preservação do meio ambiente.

Infelizmente, os exemplos de retrocessos nesta área são enormes estão registrados aqui, tanto no Portal do Meio Ambiente quanto na Revista do Meio Ambiente, mas a Presidente Dilma também tem tido avanços. Por exemplo, quando Ministra de Minas e Energia, foi quem abriu as portas para os investimentos em energia eólica. Quando chefiou a delegação brasileira da COP-15, em Copenhague, na Dinamarca, foi quem apresentou o plano mais ousado entre todos os países para reduzir os efeitos das mudanças climáticas no planeta.

Mudanças requerem esperança. Precisamos olhar também para o que foi feito de bom e positivo até para evitar retrocessos e tentar avançar ainda mais uma agenda socioambiental propositiva, pró-ativa, que signifi que avanços. Durante a campanha à reeleição, Dilma reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade, redução do desmatamento e geração de energia limpa. Os brasileiros precisam manter vivas em suas memórias tais palavras e cobrar estes compromissos.


ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd