Imprimir

Máquina transforma fezes em água limpa e eletricidade

. Acessos: 982

618Bill Gates financia projeto de máquina que extrai água potável

Por Gabriel Garcia

Em um post em seu blog oficial, Bill Gates anunciou que sua fundação irá financiar uma máquina que transforma fezes humanas em água potável e eletricidade.

Chamado de The Omniprocessor, o projeto foi desenvolvido e construído pela Janicki Bioenergy, uma empresa de engenharia de Seattle, Estados Unidos.

A máquina utiliza um sistema movido a vapor que gera energia para queimar o esgoto em temperaturas acimas de 1000 ºC. O resultado da combustão é condensado, tratado e transformado em água potável.

O processo acontece sem a emissão de poluentes ou cheiros desagradáveis. Além disso, não gasta energia, pois que a máquina consome a eletricidade gerada na combustão do esgoto.

A fundação Bill and Melinda Gates irá financiar um projeto piloto do Omniprocessor em Dakar, capital do Senegal, onde uma comunidade da cidade irá testar o aparelho.

De acordo com o post de Gates, uma segunda geração da máquina irá processar o esgoto de mais de 100 mil pessoas, produzindo 86 mil litros de águia potável por dia, além de 250 kW de eletricidade.

Saneamento básico é uma das principais preocupações do projeto filantrópico de Bill Gates. No mundo todo, 2 bilhões de pessoas não tem sistema de esgoto adequado.

Estima-se que a falta de saneamento básico mata cerca de 700 mil pessoas todos os anos no planeta.

Gates afirma que a água produzida pelo Omniprocessor é "tão boa quanto qualquer outra que eu tomei de uma garrafa. E tendo estudado a engenharia por trás dela, eu beberia ela todos os dias. É seguro."

Assista um vídeo de Gates conhecendo a máquina e tomando um copo d´água produzida pelo processador de fezes:

 


Fonte: Info Exame.


ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd