Imprimir

Técnica inédita no Brasil faz rio do Espírito Santo voltar a ter vida

. Acessos: 75

Técnica inédita no Brasil faz rio do Espírito Santo voltar a ter vida

Por Guilherme Lupino

Troncos de eucaliptos estão colaborando para trazer mais vida ao rio Mangaraí, que fica em Santa Leopoldina, na região serrana do Espírito Santo. A técnica usada pela primeira vez no Brasil já ampliou em mais de 80% a quantidade de peixes no rio. É a natureza se regenerando a partir da própria natureza.

Os resultados se tornaram visíveis quase um ano após o início do projeto Renaturalize, em um trecho de 200 metros do rio Mangaraí, um dos principais afluentes do rio Santa Maria da Vitória, que abastece a Grande Vitória.

A tecnologia foi trazida da Inglaterra e inicialmente utilizada, com sucesso, nos afluentes do rio Tâmisa. A seguir, se destacou como pioneira no Brasil e em toda a América Latina.

A técnica se resume na colocação de troncos de eucaliptos em pontos do rio. Os troncos amarrados com cabos de aço formam redutos, estruturas que causam redução na velocidade do rio e consequente aumento da infiltração no lençol freático.

Outro benefício, além da oxigenação da água, é que os troncos ajudam na retenção de sedimentos que causam assoreamento dos rios. Em dez meses, foram retiradas 67 toneladas de sedimentos de um ponto do rio Mangaraí.

O projeto também causou aumento da biodiversidade no rio. Nos remansos formados pelos troncos, ficam acumuladas folhas, ramas e cascalho, criando um ambiente heterogêneo com variedade de alimentos para a fauna e, consequentemente, maior biodiversidade.

Devido aos bons resultados, o projeto Renaturalize é estudado para aplicação em outros afluentes. A técnica apresenta baixo custo e não possui nenhuma dificuldade operacional. Sua propagação deve se expandir além do estado do Espírito Santo, revitalizando rios de todo o território nacional que foram vítimas do desmatamento.

Fotos: Pixabay e TV Gazeta.

Fonte: The Green Post.

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd