Imprimir

Sistema purifica 2 mil litros de água por dia com energia solar e ainda gera eletricidade

. Acessos: 90

Sistema purifica 2 mil litros de água por dia com energia solar e ainda gera eletricidade

Por Ademilson Ramos

Moradores da África e Ásia têm encontrado dificuldades em obter água potável para consumo. Várias iniciativas procuram melhor o modo de promover qualidade de vida para esses países com menor custo benefício, claro.

A nova solução vem da startup Tenkiv’s, que arrecadou US$ 50 mil, via financiamento coletivo, para aprimorar e produzir em larga escala um sistema que é capaz de purificar dois mil litros de água por dia com energia solar, e de quebra produzir, armazenar  e converter energia para outros usos.

A startup fica em Sacramento, na Califórnia, o principal objetivo da companhia é democratizar o acesso à água potável e energia renovável.

O grande diferencial do sistema é que, em vez de focar na tecnologia fotovoltaica, ela usa o calor do sol para fazer tudo isso funcionar – é a tecnologia térmica solar. De acordo com a startup, o método custa aproximadamente 1/13 de um painel solar e 1/5 do que qualquer fonte de combustível fóssil, o que torna a tecnologia viável e escalável.

“Tenkiv Solar Collectors vai poder distribuir de forma simples e eficiente a energia térmica provida pelo sol. Seja para esquentar o banho ou fazer chá, não importa. A maior parte das invenções energéticas provém de sistemas complexos e ineficientes que requerem energia para transformar a energia”, esclarece o site.

Assista ao vídeo abaixo para conhecer melhor a tecnologia!

*Ademilson Ramos
Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação era ser engenheiro. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, do dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;)

Fonte: EngenhariaE.

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!