Imprimir

5 árvores adequadas para plantio em vias urbanas e dicas de como plantá-las adequadamente

. Acessos: 169

5 árvores adequadas para plantio em vias urbanas e dicas de como plantá-las adequadamente

Por Arnaldo Silva*

Uma cidade arborizada tem mais vida e fica mais bela. Árvores atraem pássaros e polinizadores. Refrescam o ambiente e aumentam a umidade do ar. As árvores absorvem gás carbônico. Cada árvore consome em média 180 kg de CO2 por ano, o que reduz consideravelmente os efeitos desse gás no nosso planeta. Cada árvore plantada é uma enorme contribuição para o combate ao efeito estufa.

As árvores ajudam na manutenção e recuperação da capacidade produtiva do solo, conservam os lençóis freáticos, preservam as margens dos rios, por isso da importância de se preservar matas ciliares e arborizar as margens dos rios e ribeirões que cortam as cidades.

Temos que ter essa consciência, que devemos plantar árvores, mas acima de tudo, gostar das árvores, gostar de tê-las em nosso quintal, calçada, nas praças, nos parques e nas matas. Quem gosta planta. Mas plantar o quê? Qual árvore plantar?

É essa a questão. Gostar de árvores não é sair por ai plantando qualquer espécie que vem em mente. Ou por achar que é bonita, que tem flores lindas. Não é por ai. Alguns aspectos têm que ser levados em conta: qual o bioma da sua região? Por exemplo, se for Cerrado, o mais adequado é plantar árvores do Cerrado. Se numa região de cerrado você planta árvores nativas da Mata Atlântica poderá ter problemas futuros já que as árvores não terão um desenvolvimento natural, por ser de outro bioma. Teria que se adaptar e geralmentesofre modificações devido a diferenças climáticas. Árvores exóticas, de outros biomas ou países, são consideradas invasoras, podem inclusive desequilibrar o meio ambiente e prejudicar o desenvolvimento da fauna nativa.

Conheça o porte da árvore que quer plantar. Procure saber se ela tem raízes agressivas, se estouram asfalto, calçadas e danificam as redes elétricas e tubulações.

Se forem plantar árvores frutíferas na sua calçada, veja antes se o tipo de fruto produzido pela árvore não traria problemas. Por exemplo, um pé de abacate em sua calçada geraria problemas sérios quando os frutos caírem ao chão porque levaria risco de escorregões e acidentes aos pedestres. Manga também, bem como e outras frutas cujas polpas e cascas são escorregadias se ficarem no chão.

Em todas as cidades tem técnicos e órgãos especializados na área de meio ambiente. Antes de escolher uma árvore para plantar em sua calçada, procure a Companhia de Água, a empresa de Luz e a Prefeitura de sua cidade. Também pode procurar o IEF e Ong’s ambientais se tiver em sua cidade. Veja antes a opinião deles.

Cerejeiras são adequadas para plantio em vias urbanas, mas adapta-se somente em regiões de clima mais frio e acima de 1000 metros de altitude. Em regiões quentes e de baixa altitude, dificilmente germinam.

A seguir , uma lista de árvores que eu considero ideais para plantio em vias urbanas .

1) Jacarandá Mimoso ( Jacarandá mimosifolia)
Árvore de porte médio atinge no máximo 15 metros de altura. É adequada em vias urbana pela floração decorativa, rápido crescimento e por não ter raízes agressivas. É bastante usada na ornamentação de avenidas, calçadas, praças e parques de cidades do mundo todo. Se for plantar em calçada, plante contra a rede elétrica. Existem dezenas de espécies de jacarandás, ao optar por plantio dessa árvore, dê preferência para esta espécie que vê na primeira foto acima, o Mimoso.

5 árvores adequadas para plantio em vias urbanas e dicas de como plantá-las adequadamente


 

2)Ipê amarelo (Tabebuia serratifolia)
É a espécie mais comum de ipê amarelo e a mais indicada para calçadas largas. Atinge entre 8 a 20 metros de altura. Não tem raízes agressivas. Pelo porte, mais indicado o plantio contra a rede elétrica. As outras espécies de ipês como o roxo e rosa não são indicadas para calçadas pelo porte da copa e altura, como o roxo e o rosa, que pode chegar a 30 metros. Outra espécie de ipê indicada para calçada é o Caraiba (Tabebuia áurea), muito comum no Cerrado, cujo tamanho não ultrapassa os 5 metros. Pode ser plantado também o ipê-mirim (Tecoma stans) de pequeno porte, até 5 metros. Não prejudica a calçada e nem fiação. O mesmo para o ipê branco (Tabebuia róseo-alba), também conhecida como Planta do Mel. É uma linda espécie de ipê, ideal para calçadas, contra a fiação elétrica. Ultrapassa os 5 metros, podendo chegar a 12 metros. Tem uma linda florada, mas bem curta.
Dura em média 25 horas apenas.

5 árvores adequadas para plantio em vias urbanas e dicas de como plantá-las adequadamente


 

3) Quaresmeira (Tibouchina granulosa)
Tem com flores roxas e rosa e são indicadas para calçadas. Têm raízes profundas, galhos firmes, dão bom sombreamento e suas folhas retêm impurezas do ar, ajudando a diminuir a poluição. Muito usada na ornamentação urbana pela beleza de suas flores.

5 árvores adequadas para plantio em vias urbanas e dicas de como plantá-las adequadamente


 

4) Noivinha (Euphorbia leucocephala)
É uma das mais belas plantas que existem. Também conhecida por Neve da Montanha, Mês de Maio, Cabeça de Velho, Chuva de Prata, Cabeleira do Vovô, entre outros nomes. Tem uma característica peculiar. Perde suas folhas no inverno e sua florada é totalmente branca, permanecendo assim por 30 a 40 dias. Essa planta é considerada um arbusto, por ser de pequeno porte. Geralmente não ultrapassam os 3 metros. São indicadas para calçadas, não provocam nenhum dano a fiação, tubulação ou construção.

5 árvores adequadas para plantio em vias urbanas e dicas de como plantá-las adequadamente


 

5) Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis)
De pequeno porte, é uma excelente árvore para plantio em calçadas e praças por não ter raízes agressivas. Suas flores são belas e delicadas. Essas são algumas sugestões. Existem centenas de árvores adequadas para calçadas, bem como inadequadas. Como citei acima, consulte os órgãos ambientais de sua cidade para se informar e dê preferência para a flora do Bioma em que vive. Plante as árvores nativas de sua região.

5 árvores adequadas para plantio em vias urbanas e dicas de como plantá-las adequadamente

 

Fonte: Ecovida Bom despacho - MG

Após a escolha da espécie que irá plantar, siga essas dicas:

  • A muda adequada para plantio tem que ter entre 1 metro e meio a 2 metros.
  • Deve ser plantada a 1,50 metros de bocas-de- lobo, garagem e de acessos a cadeirantes.
  • Árvores de pequeno porte devem ser plantadas na distância de 4 metros umas das outras. De médio porte a 6 metros e de grande porte a 8 metros de distância.
  • Retire a embalagem. Saquinhos, garrafas pets ou vasos, caso contrário elas não vingarão.
  • Faça uma cova de pelo menos 80 centímetros (Isso para evitar que quando a árvore crescer, suas raízes não fiquem expostas e nem a mesma sujeita a quedas fáceis) e pelo menos 1 metro quadrado de diâmetro. Nesse metro quadrado você pode plantar grama. Coloque na cova adubo orgânico. Depois que plantar, coloque adubo em volta também.
  • Deixe uma área livre ao redor da muda
  • Finque uma lasca de bambu próximo à cova e amarre com corda (não use arame) o tronco da muda para que ela cresça retilínea.
  • Não cerque com concreto ou tijolos a árvore por que suas raízes precisam respirar e retirar água e nutrientes do solo.
  • Deixe um espaço de terra em volta da árvore, em torno de 100 centímetros de diâmetro pelo menos.
  • Não faça barreiras para evitar que a água da chuva entre na cova da árvore.

É comum vermos as pessoas cercarem com tijolos a árvore, fazendo quadrados. Isso é errado e impede o contato da planta com a água da chuva que está na calçada. Elas precisam dessa água.

  • Regue pelo menos três vezes por semana a planta com água limpa. É isso aí. Siga essas dicas e plante árvore.

Quem ama a natureza planta e cuida, mas plante com consciência, se informando como, quando e que tipo de árvore plantar. A sua cidade ficará melhor e não terá problemas futuros com árvores inadequadas.

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!