Imprimir

Por que o fogo se espalha sem controle nas matas do Brasil?

. Acessos: 169

Por que o fogo se espalha sem controle nas matas do Brasil?

Queimadas tiveram aumento em 2016 em relação à média histórica

por Gabriel Francisco Ribeiro

O Brasil deve terminar mais um ano com incêndios florestais acima da média histórica, apesar de o número ter diminuído bastante em relação ao ano passado e se aproximado da média. As queimadas descontroladas são um dos maiores problemas ambientais do Brasil, e, em 2016, atingiram em cheio a Amazônia. O fogo que devasta florestas e prejudica o clima tem a marca humana.

Em 2016, o Brasil teve 156.828 focos de incêndios detectados pelos satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) até 28 de outubro. A média histórica até o fim de outubro é de 152.656 focos. Já o atípico 2015, que foi o segundo ano com mais incêndios desde o início da medição em 1999, registrou 236.371 focos de queimadas no total do ano, número bem acima do que o Brasil deve apresentar em 2016.

A ação humana é o principal causador de incêndios no Brasil. Segundo o Ibama e especialistas consultados pelo UOL, a ignição natural é praticamente inexistente no Brasil, com raras exceções no cerrado. Os culpados maiores costumam ser fazendeiros, que utilizam o fogo para desmatar regiões e preparar áreas para agricultura ou pastagem.

Ibama

Para Cristiane Mazzetti, da campanha de Amazônia do Greenpeace, os incêndios florestais na região amazônica são uma maneira de "reformar o pasto ou fazer desmatamento de áreas". A tese é corroborada pelo físico Paulo Artaxo, que estuda o clima da Amazônia. O cientista lembra que queimadas por causas naturais só existem no hemisfério Norte e que o costume é "derrubar as árvores, deixar o tronco secar até setembro e então queimar".

Na última semana, um vídeo da ex-modelo Gisele Bündchen sobrevoando a Amazônia e se emocionando com a devastação da floresta gerou bastante repercussão. A brasileira, que participava de uma série do canal National Geographic, estava acompanhada de Paulo Adario, um dos fundadores da ONG Greenpeace Brasil, e que conta que 65% do desmatamento na Amazônia é por causa da pecuária.

Fonte: UOL Notícias.

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!