Imprimir

Caça ilegal ameaça deixar Mata Atlântica desabitada

Caça ilegal ameaça deixar Mata Atlântica desabitada
Queixadas também estão entre as espécies criticamente ameaçadas devido à forte pressão de caça. A espécie representa a maior biomassa de vertebrados em florestas da América Latina e tem um papel importante no ecossistema, revirando o solo das florestas e alterando a composição e regeneração de espécies vegetais, contam os pesquisadores

Manaus, AM -- Cortes de investimentos e a caça ilegal ameaçam o maior remanescente de Mata Atlântica, as Serras do Mar e do Paranapiacaba e o litoral paulista. São mais de 1 milhão de hectares, com pouco mais de 700 mil hectares legalmente protegidos, onde o impacto provocado por invasões de caçadores e palmiteiros tem aumentado, enquanto as ações para a proteção efetiva das áreas tem sido fragilizadas.

Add a comment
Imprimir

Falta de contato com a natureza

Falta de contato com a natureza - Por Germano Woehl Jr

Por Germano Woehl Jr

Transtorno mental causado pela falta de contato da natureza é apontado como uma doença mental por muitos especialistas que estudam o assunto. Cria uma série de distúrbios que afeta o aprendizado das crianças, provoca perda de criatividade e deixa as crianças com elevado nível de estresse que desencadeia uma série de doenças afetando a saúde na vida adulta.

Add a comment
Imprimir

Mudança climática já afeta 82% da vida na Terra

Mudança climática já afeta 82% da vida na Terra

De 2004 a 2014, o número de casais do pinguim-africano capazes de se reproduzir caiu 90% em colônias sul-africanas, passando de cerca de 32 mil a cerca de 3 mil, segundo números oficiais. Estas aves, incapazes de voar, são vítimas de uma mudança de comportamento de suas principais presas, sardinhas e anchovas. Os bancos destes peixes estão diminuindo pela pesca, além de estarem se deslocando, possivelmente devido a mudanças climáticas, afastando-se das colônias de pinguins

Add a comment
Imprimir

Desastres ambientais impactam diferentemente pequenas e grandes cidades

Desastres ambientais impactam diferentemente pequenas e grandes cidades
Moradores de áreas irregulares, como as margens da Represa Guarapiranga, em São Paulo, são os mais afetados pelas mudanças no regime de chuvas

Elton Alisson – A maioria dos pequenos municípios brasileiros, cuja população é composta por até 100 mil habitantes e onde está concentrada metade da população brasileira, não tem um fundo de financiamento de ações de adaptação a mudanças ambientais, como a elevação da temperatura e do volume de chuvas, ou de aumento da resiliência e de mitigação de impactos de desastres naturais.

Add a comment
Imprimir

Organizações assinam manifesto sobre cenário desafiador da Amazônia coberta por hidrelétricas

Organizações assinam manifesto sobre cenário desafiador da Amazônia coberta por hidrelétricas
Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Por Sucena Shkrada Resk

Nas próximas décadas, o cenário que se constrói na Amazônia leva a uma discussão para o centro do debate: qual o futuro hídrico, climático e dos povos da região, onde estão em estudo cerca de 1.000 empreendimentos hidrelétricos de pequeno a grande porte, segundo dados da Superintendência de Concessões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)? Na atualidade, povos ribeirinhos já vivenciam a falta de escuta nos processos de licenciamentos e os efeitos destas intervenções em suas vidas, resultantes das construções de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e de usinas de grande porte. Especialistas questionam o custo-benefício desta matriz em vários aspectos, que incluem além dos impactos socioambientais, a questão da eficiência energética e do desperdício no sistema.

Add a comment
Imprimir

Incêndios criminosos devastam a Amazônia em 2016

Incêndios criminosos devastam a Amazônia em 2016 2
Vista aérea de área queimada em Nova Ubirata, região do meio norte de Mato Grosso, uma das cidades que mais desmatam

Relatório do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontou que a região Norte lidera o número de Estados que vêm tendo suas matas devastadas pelas queimadas. A maioria dos incêndios tem origem criminosa e não são ocasionados por quedas de raios já que estamos em período de estiagem.

Add a comment

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!