Imprimir

Nasa alerta para riscos de incêndios na Amazônia

. Acessos: 346

Incêndio florestal flickrIncêndio florestal flickr

O Portal Observatório da Terra da Agência Espacial Norte Americana (Nasa) traz um alerta para o alto risco de incêndios florestais na Amazônia durante a estação seca que começou em julho e vai até outubro. A pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Liana Anderson, explica que os cientistas da Nasa levaram em consideração as consequências do fenômeno El Niño.

"O estudo que eles fizeram é baseado nos dados de temperatura do Pacífico tropical relacionado ao aquecimento das águas, conhecimento como El Niño e do Atlântico”, explica.

Ela destaca ainda que um estudo do Cemaden, complementar ao da Nasa, relaciona além da limpeza de pastagem, o uso do fogo no manejo da vegetação secundária. A pesquisa brasileira traz ainda uma relação dos incêndios florestais com o desmatamento. Segundo Liana Anderson, o processo de corte e queima ainda é a forma tradicional de abertura de novas áreas na Amazônia.

Ainda segundo a pesquisadora, os governos estaduais precisam investir no desenvolvimento de técnicas que auxiliem os agricultores rurais para que eles não precisem fazer o uso do fogo para trabalhar a terra.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (15): Mato Grosso altera calendário de vacinação contra aftosa; Justiça Eleitoral do Tocantins funciona em regime de plantão a partir desta segunda (15).

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.

 

Fonte: EBC.

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!