Imprimir

Cidade do RS mantém horta que garante orgânicos na merenda de todos os alunos da rede pública

. Acessos: 323

966

Cidade do RS mantém horta que garante orgânicos na merenda de todos os alunos da rede pública

Por Débora Spitzcovsky | The Greenest Post

Não é só a capital de São Paulo, onde já é lei a inclusão de orgânicos na merenda, que está dando exemplo, quando o assunto é alimentação saudável nas escolas.

Na cidade de Fazenda Vilanova, no Rio Grande do Sul, a própria prefeitura mantém umahorta, em um terreno de quatro hectares, onde são cultivadas hortaliças, frutas e verduras sem qualquer agrotóxico. As plantações são adubadas com compostos orgânicos e esterco de galinha, enquanto o controle de pragas é feito com um repelente natural a base de caldo de cebolinha.

O que tudo isso tem a ver com educação? Todos os alimentos produzidos ali já têm destino certo: a merenda dos mais de 900 alunos que estudam nas sete escolas públicas (municipais e estaduais) da cidade. A horta ainda é usada para aulas ao ar livre com a criançada. Enquanto os mais velhos aprendem sobre permacultura, os mais novos têm uma gostosa aula sobre cores no meio da plantação, por exemplo.

Segundo a prefeitura, além de garantir uma alimentação saudável para as crianças do município e maior consciência ambiental, a iniciativa ainda gera uma economia de aproximadamente 22,5% com educação. Isso porque o governo gastaria muito mais se tivesse que comprar de terceiros os alimentos que usa na merenda.

Bem que outras cidades do Brasil poderiam seguir o exemplo de Fazenda Vilanova, não?

Fonte: TheGreenPost.

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd