Imprimir

O aquecimento global é real e aqui está a prova

. Acessos: 291

937

Ainda existem alguns céticos da mudança climática, mas os fatos não mentem. O mundo está ficando mais quente, como é possível ver na imagem animada acima.

O gráfico foi feito com informações do cientista do clima Ed Hawkins, que colocou em efeitos visuais as mudanças no ambiente global ao longo dos últimos 160 anos.

As pequenas variações entre os diferentes meses se amontoam em um longo caminho para cima, no qual as temperaturas de base vêm subindo desde 1850.

Hawkins havia parado seu gráfico nos dias atuais, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos decidiu incrementar a visualização, projetando também o nosso futuro ainda mais quente e empoeirado. As perspectivas não são boas, como é possível perceber.

5 graus é muito

Até agora, a temperatura global subiu quase 1,5 graus Celsius desde 1850, sendo que a maioria desse aumento aconteceu apenas nas últimas duas décadas.

Utilizando projeções climáticas previstas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas sobre o que vai acontecer se as nossas taxas de emissões de carbono atuais continuarem a subir, o novo gráfico adiciona mais 84 anos para a conta, descrevendo um cenário sombrio no qual as temperaturas globais sobem quase 5 graus Celsius até o final do século.

Claro, essa projeção é o que vai acontecer se nada mudar. Como a esperança é a última que morre, ainda há uma chance dos seres humanos e seus governos se conscientizarem e começarem a cortar suas emissões.

Não será uma missão fácil. Vamos precisar de recursos, dinheiro, tempo e, talvez acima de tudo, um compromisso global firme para diminuir ou quem sabe parar a mudança climática. Mas se não tentarmos… Bom, é só dar uma olhada no gif.

Fonte: Hyperscience / Gizmodo.

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!