Imprimir

Maior acervo de sons de animais pode ser consultado online e de graça

. Acessos: 326

933

Projeto da Universidade Cornell digitalizou quase 150 mil gravações que começaram a ser registradas a partir de 1929 - elas abrangem cerca de 9 mil espécies diferentes

Como é o som que um polvo emite embaixo d’água? Ou o barulho produzido por um filhote de avestruz ainda dentro do ovo? Talvez jamais saberíamos se não fosse a Macaulay Library, o mais completo arquivo científico de registros sobre a biodiversidade do planeta. O acervo que reúne tanto áudios quanto vídeos começou a ser catalogado a partir de 1929 pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, e hoje já conta com cerca de 150 mil sons de animais. São 7,5 mil horas de gravações que, juntas, somam mais de 10 terabytes. Todos esses dados agora estão ao alcance de qualquer um - eles podem ser consultados gratuitamente pela internet.

Isso só foi possível graças ao trabalho árduo dos arquivistas de Cornell, que levaram impressionantes 12 anos para concluir a digitalização de todos os registros analógicos. A ênfase dos arquivos são os pássaros, mas eles também reúnem sons de baleias, elefantes, sapos, primatas e muitos outros bichos. “Nossa coleção é a maior e mais antiga no mundo, agora é também a mais acessível”, destacou em um comunicado o diretor do projeto, Mike Webster.

Ele enfatizou que a próxima meta é aprimorar as funções de busca e desenvolver ferramentas para que as pessoas possam coletar as próprias gravações e enviá-las diretamente ao acervo. “Nosso objetivo é tornar a Macaulay Library o mais útil possível para a maior audiência possível”, disse Webster.

Os áudios são de grande importância para pesquisadores poderem estudar uma série de questões referentes aos animais, além de ajudarem bastante os observadores de aves em geral a se orientarem em suas buscas. Sem contar o uso em museus, filmes e até em produtos comerciais. Mas a verdade é que, como observa o curador Greg Budney, explorar o arquivo é um verdadeiro passatempo, até para quem é totalmente leigo no assunto. “É simplesmente muito divertido escutar esses sons. Você já ouviu o som de um polvo embaixo d’água? É incrível.”

>>> Ficou curioso para ouvir os sons do polvo e do filhotinho de avestruz? Confira abaixo. Para conhecer os demais, basta acessar o site da Macaulay Library.

Fonte: Revista Galileu.

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd