Imprimir

Os TOP 10 Parques Nacionais imperdíveis no Brasil

. Acessos: 676

905-main

Apenas no Brasil são mais de 71 Parques Nacionais, categoria criada para preservar ecossistemas naturais tão importantes para o equilíbrio do planeta, e vários parques estaduais, municipais, áreas de proteção ambiental, e muito mais. Ainda assim é pouco! É preciso preservar muito mais! Pensando nisso, elaboramos uma lista com os Top 10 Parques Nacionais para você conhecer, curtindo o que a natureza tem de melhor. E ajudar a preservar, é claro!

Aqui vocês terão a oportunidade de conhecer o primeiro Parque do Brasil, localizado em Itatiaia (RJ), a Serra da Bocaina (SP) e até o Parque Nacional do Iguaçu (PR), onde tem uma das sete maravilhas do mundo: as Cataratas do Iguaçu.

Comece a contagem abaixo e clique nos links para ler mais sobre cada um deles.

1 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos destinos mais importantes para quem quer começar a conhecer paraísos naturais reconhecidos como parques. Dentre as opções de passeio, estão o Mirante de São Jorge para ver o pôr do sol e o Vale da Lua, batizado com esse nome por causa das crateras das rochas, formando piscinas, buracos e grutas. O aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros é o de Brasília. Por isso, a melhor maneira de chegar até lá é de carro ou ônibus.

Chapada dos Veadeiros - GO

Chapada dos Veadeiros – GO

2 – Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abrange os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, todos na região Serrana do Rio de Janeiro. O local é considerado um dos melhores do Brasil para a prática de esportes de montanha como escalada, rapel e trekking, devido aos 130 km de trilhas com todos os níveis de dificuldade. Pra se ter uma noção da altura, do alto da montanha dá até pra ver o Cristo Redentor, mesmo ficando a quase 80km de distância. A travessia Petrópolis-Teresópolis, que dura cerca de 3 dias, é uma das grandes atrações do local. Quem já foi diz que o pôr do sol tem uma mistura de tons de laranja com azul marinho. Imperdível! O professor Lucas Torres que já conheceu o destino se encantou com o local: “é o céu estrelado mais bonito que eu já vi”.

3 – Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Localizado na Serra da Mantiqueira, os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Parque Nacional do Itatiaia é o mais antigo do Brasil. Criado em 1937, conta com 12 importantes nascentes de bacias hidrográficas e, por isso, reúne várias cachoeiras. Segundo o viajante Carlos Bertazzo, o Véu de Noiva e sua trilha são imperdíveis e o Pico das Agulhas Negras, sexto ponto mais alto do Brasil, chega a nevar no inverno.

Parque Nacional do Itatiaia - RJ

Parque Nacional do Itatiaia – RJ

4 – Parque Nacional Serra da Bocaina (SP)

A sede do parque, onde existem animais como a onça pintada e o bicho-preguiça, fica na cidade de São José do Barreiro, em São Paulo. Além das cachoeiras de Santo Izidro e Bracuí, o Parque Nacional da Serra da Bocaina também é um prato cheio para os amantes de história. Lá tem a Fazenda do ciclo de café Pau-d´alho, que foi visitada por D. Pedro I e hoje está aberta ao público apresentando a arquitetura colonial da época.

5 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

Poucos sabem, mas o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está distribuído pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, e não só em Barreirinhas, onde fica a principal porta de entrada, como muitos dizem por aí. O parque fica a 260km de São Luís, e se chega tanto de carro, como van ou ônibus. A aposentada Maria Cecilia, que visitou recentemente o local, deu dica de um passeio imperdível: “Quem for não pode perder o passeio de barco “voadeiras”, com barcos de até dez lugares que passando pelas ilhas da região. O retorno, ao entardecer é lindo!”, elogia.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

6 – Parque Nacional da Tijuca (RJ)

O Parque Nacional da Tijuca tem a maior floresta urbana do mundo, com 39 6 km² de área, e toda a sua extensão fica localizada dentro da Cidade Maravilhosa. Só por aí já dá pra saber que a oferta de belezas naturais não é econômica. Têm trilhas, cachoeiras e visuais incríveis. Sem contar que é possível encontrar passeios para todas as idades. “Nos caminhos dos picos se esbarram desde pessoas com 60, 70 anos até crianças de 8 a 10”, afirma o visitante Marcos Vinicius Silva. Entre os destaques da programação estão o passeio para o Cristo Redentor e a trilha da Pedra da Gávea.

7 – Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Outro Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional do Iguaçu (PR) é um camarote para as Cataratas, cenário impressionante formado por 275 quedas d’água e eleito uma das sete maravilhas do mundo. A variedade de borboletas forma uma linda cortina com inúmeros tons de cores. Opção de lazer é o que não falta por lá. Tem passeio de bote pelas águas, sobrevoo de helicóptero ou visita ao Parque das Aves, para quem preferir um programa menos radical.

Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu

8 – Parque Nacional de Jericoacoara (CE)

O Parque Nacional de Jericoacoara abrange os municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no Ceará. Dentro do parque fica a mundialmente conhecida Praia de Jericoacoara. Na lista de programas imperdíveis está o passeio de bugre até as lagoas Azul e Paraíso. Não pode esquecer também o forrozinho na rua principal que rola à noite.

9 – Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, onde se chega pelo aeroporto que fica no município de Lençóis, abriga a Gruta da Lapa Doce, a quinta maior caverna do Brasil. Além dela, outras grutas apresentam pinturas rupestres que dão um ar de mistério para esse complexo cheio de cavernas, cânions e rios. A Cachoeira da Fumaça, a mais alta do Brasil, e o Poço Azul, ambos com águas cristalinas e azuladas, são outros destaques do que fazer por lá.

Cachoeira da Fumacinha - Chapada Diamantina - BA

Cachoeira da Fumacinha – Chapada Diamantina – BA

10 – Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)

O Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, próximo a Belo Horizonte, tem uma grande diversidade de vegetação e fauna. Muitas espécies são raras ou ameaçadas de extinção e só são encontradas na região. O pôr do sol, que pode ser visto após 20 minutos de caminhada até chegar ao Morro da Pedreira, e a piscina natural da cachoeira da Taioba fazem o passeio pela Serra do Cipó valer a pena.

Sobre o Autor
905-11Ricardo Santos é apaixonado por viagens e aventuras. Já trabalhou em diversas empresas de cruzeiros e com isso conheceu uma boa parte do litoral do Brasil e Europa. Agora tem só o resto do mundo pra conhecer.
 

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!