Imprimir

Hortalicas não é só salada

. Acessos: 609

884

Conhecidas popularmente como verduras e legumes, as hortaliças são alimentos saborosos e nutritivos que podem ser preparados de várias formas.

Além de ricas em vitaminas, minerais e fibras, as hortaliças também possuem compostos bioativos que protegem contra doenças crônico-degenerativas como diabetes, vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Devido ao baixo teor energético, o seu consumo auxilia na prevenção e controle da obesidade e, indiretamente, ajuda na prevenção de outras doenças degenerativas não transmissíveis, que podem ser agravadas com o excesso de peso.

O Ministério da Saúde, em conformidade com a Organização Mundial de Saúde, recomenda a ingestão de, pelo menos, três porções de hortaliças por dia. Mas não só a quantidade é importante. É preciso diversificar, alternando diferentes hortaliças a cada refeição, já que nenhum alimento específico é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição e consequente manutenção da saúde. Nesse aspecto, o Brasil é um país privilegiado, no qual as condições de solo e clima permitem o cultivo de uma enorme diversidade de espécies de hortaliças, garantindo a disponibilidade de produto fresco durante todo o ano.

Para ajudar você e sua família a usufruírem toda essa diversidade, a Embrapa Hortaliças lançou o “HORTALIÇA NÃO É SÓ SALADA”, um programa com informações e dicas que vão facilitar a sua vida na hora de comprar, de conservar e de cozinhar esses alimentos.

HORTALIÇA NÃO É SÓ SALADA começa onde se encerra outro projeto denominado HORTALIÇ AS: COMO COMPRAR, COMO CONSERVAR E COMO CONSUMIR, uma parceria da Embrapa Hortaliças com a Emater/DF, iniciado em 1999.

Naquele ano, três agrônomos (Milza M. Lana, Mário F. Melo e Fausto F. Santos) e duas economistas domésticas (Selma A. Tavares e Maria José L.F. Matos) reuniram-se para escrever uma série de cartilhas para o público geral com dois objetivos principais:

1. Contribuir para o aumento do consumo de hortaliças pela população brasileira, oferecendo várias opções de uso desses alimentos no dia a dia, através de receitas nutritivas, de baixo custo e fácil preparo.

2. Contribuir para a redução das perdas pós-colheita de hortaliças, orientando a população sobre os atributos de qualidade a serem considerados na hora da compra e o correto manuseio e acondicionamento das hortaliças no mercado e na residência.

Esse trabalho resultou na produção de 50 cartilhas, cada uma referente a uma espécie de hortaliça . Em 2010, essa coleção foi publicada na forma de livro, intitulado 50 Hortaliças: Como comprar, conservar e consumir. Veja mais detalhes aqui.

Agora, com novas parcerias e novos conteúdos, a Embrapa Hortaliças disponibiliza gratuitamente para toda a população brasileira o site HORTALIÇ A NÃ O É SÓ SALADA.

Para saber mais sobre o conteúdo e sobre como navegar na nossa página é só consultar sobre o site ou escolher a sessão de sua preferência na página inicial.

Aceite nosso convite e conheça todos os sabores que as hortaliças podem oferecer!

Texto: Milza Moreira Lana

 

Fonte: Embrapa.

ALERJ

DMC Firewall is a Joomla Security extension!