Imprimir

Povo Yanomami denuncia à ONU contaminação por mercúrio, durante visita ao MPF

903

Por Ministério Público Federal – MPF

Durante visita à Câmara que trata de questões referentes a populações indígenas e comunidades tradicionais do Ministério Público Federal (6ª Câmara de Coordenação e Revisão), o líder da etnia Yanomami, Davi Kopenawa, denunciou à relatora especial da ONU sobre direitos dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, a contaminação causada por mercúrio em índios das etnias Yanomami e Ye’kuana, que ocupam a Terra Indígena Yanomami, no norte de Roraiama. De acordo com pesquisa realizada pela, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que o nível de contaminação em algumas pessoas chega a 92,3%.

Add a comment
Imprimir

“T” de Transgênico sim!

902Petição contra este projeto

Sabe aquele “T” que indica a presença de transgênicos em algumas embalagens no supermercado? Pois é, o deputado ruralista Luis Carlos Heinze (PPRS) elaborou um Projeto de Lei para retirar esse símbolo dos produtos que consumimos. Aqueles que contêm transgênicosnão precisarão apresentar essa informaçãoao consumidor, segundo a proposta. Epior: o projeto prevê que o teste de transgenia seja feito só quando o produto já estiver pronto para chegar na prateleira, momento em que é impossível identificar a presença de transgênicos. Assim, embalagens de produtos com transgênicos poderão,inclusive, ter a frase “livre de transgênicos”, enganando a população.

Add a comment
Imprimir

Oposição ao fracking se multiplica no Brasil

901
Protesto do Não Fracking Brasil no 13º Leilão da ANP. Foto: Paulo S. Lima

SÃO PAULO – A Justiça Federal acaba de declarar a proibição do uso do fraturamento hidráulico (fracking) na extração de combustíveis fósseis no estado de Alagoas. Depois do Piauí, São Paulo, Acre e Paraná, o Alagoas se tornou o quinto estado brasileiro a proibir o fracking em seu território.

Add a comment
Imprimir

Mudanças climáticas exigem adaptações, mas ainda não são prioridade

899

Por Heitor Shimizu

 Michigan - As mudanças climáticas globais impõem riscos às cidades e levam à necessidade de desenvolver planos de adaptação. Mas de que modo cidades como São Paulo, que contam com tantos outros problemas de infraestrutura e desenvolvimento, podem desenvolver uma capacidade adaptativa que permita responder eficientemente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas?

Add a comment
Imprimir

Água primeiro para as pessoas!

898Os recursos hídricos são importantes tanto para a sociedade quanto para os ecossistemas. E o acesso à água potável e aos serviços sanitários adequados é vital para todos os seres humanos. Todos nós dependemos de um abastecimento de água potável limpo e confiável para manter nossa saúde. Precisamos de água para a agricultura, para a produção de energia, para a navegação, para a indústria, etc. No entanto, atualmente, 650 milhões de pessoas (ou seja, o equivalente a 10% da população mundial) não têm acesso a recursos hídricos seguros e estão expostas a doenças infecciosas e à morte prematura.

Add a comment

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd