Imprimir

Um meio ambiente melhor depende de uma cidade mais limpa e isso é um trabalho coletivo, depende de nós

. Acessos: 742

743

Entrevista >> Sandro Almeida, Secretário de Governo, Comunicação e Posturas

Sandro Almeida é publicitário, escolhido pelo Prefeito Neilton Mulim para o cargo de Secretário de Governo, Comunicação e Posturas da Prefeitura Municipal de São Gonçalo.

REBIA >> Poderia nos falar sobre o Projeto Cidade Limpa em São Gonçalo?

Sandro Almeida >> Só no mês de março, por exemplo, a Operação Cidade Limpa conseguiu um acréscimo de quase 5.000 toneladas em volume de lixo na coleta, revelando a eficiência e eficácia da Operação Cidade Limpa, que só tende a crescer e se aperfeiçoar mais, à medida que for ganhando a confiança e a adesão da população, pois, uma cidade limpa depende de todos nós.

REBIA >> Na prática, como o Programa funciona?

Sandro Almeida >> São basicamente quatro eixos: o primeiro é a INFORMAÇÃO. A Prefeitura tem divulgado através de painéis tipo outdoor, adesivos nos estabelecimentos comerciais, e a página do Cidade Limpa no Facebook onde os cidadãos podem se informar sobre as operações do Programa São Gonçalo assim como nos informar e denunciar problemas, fazer solicitações, encaminhar fotos.

O segundo eixo é o da EDUCAÇÃO AMBIENTAL, para chamar a atenção e conscientizar a população acerca da limpeza e descarte correto do lixo em nossa cidade, quando distribuímos ‘kit’ aos motoristas contendo um saquinho de lixo para veículos, uma cartilha educativa e um adesivo da campanha para ser colado no local, entre outras ações educativas.

O terceiro eixo é o LOGÍSTICO, onde através de mutirões com diversas equipes da Prefeitura enfrentamos situações críticas levando ordem e limpeza, o que inclui não só retirada de lixo e entulho, mas também poda de árvores, ordenamento das atividades econômicas principalmente para que todos possam tomar as providências para se adequarem à lei 017/2003, que institui o Código de Posturas de São Gonçalo, além de combater o comércio clandestino de ambulantes, a pirataria, a colocação ilegal de publicidade na via pública poluindo a paisagem, a ocupação de calçadas atrapalhando os pedestres, etc.

E o quarto eixo, a REPRESSÃO, quando apesar de todo o esforço da Prefeitura e – importante ressaltar, da maioria da população, constituída por bons cidadãos e bons empresários –, entretanto, ainda existe uma minoria que insiste em querer que São Gonçalo seja uma cidade suja, feia, claro, com o nós e a maioria da população não concorda. Para esses, o jeito é punir com multas que serão cada vez mais pesadas nos casos de reincidência.

743-2 743-3
Sandro Almeida com o prefeito Neilton Mulim Reuniões semanais com os coordenadores de cada setor da Operação Cidade Limpa

 

 743-4 743-5 
 Operação de Limpeza na Rua Dr . Francisco Portela , Porto Novo

REBIA >> Como os gonçalenses podem colaborar?

Sandro Almeida >> Primeiro evitando sujar, por exemplo, trazer seu lixo do dia dia a dia até a vasilha ou o ponto combinado nos dias em que os caminhões da Prefeitura possam retirar, nos casos em que os serviços tradicionais de limpeza não conseguirem ir até a porta do cidadão. Segundo ajudando a identificar e denunciar quem suja e, para isso, a população pode dispor não só da página Cidade Limpa no Facebook, como também do DISQUE LIXO: 2199-6345

REBIA >> Como o Senhor faz a coordenação da Equipe considerando que são várias frentes diferentes de atuação?

Sandro Almeida >> Realizamos reuniões semanais, com os coordenadores de cada setor da Operação Cidade Limpa, juntamente com o Subsecretário de Infraestrutura e Urbanismo, representantes das empresas terceirizadas de coleta e varrição, o Superintendente de limpeza urbana, entre outros membros da equipe, para avaliar os resultados da semana que passou e planejar os próximos passos da operação na semana que virá. Nestas reuniões de coordenação, todos os agentes envolvidos relatam os resultados e apontam as medidas a serem adotadas nas próximas ações como sugestões para mudanças da coleta diurna para noturna nos corredores principais; abordar e notificar de modo efetivo moradores e comerciantes flagrados descartando lixo de forma irregular; dar maior ênfase ao trabalho dos garis comunitários;
aumentar o quantitativo de varredores; colocar fiscais permanentes para acompanhar a execução da limpeza em pontos mais sensíveis, entre outras medidas.

Página no Facebook:
www.facebook.com/pages/Cidade-Limpa-SG/336772473179799

ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd