Imprimir

Caçadores de bons exemplos

. Acessos: 764

687

por Vilmar Berna

Tudo começou com o casal Iara e Eduardo, que cansados de ouvir notícias ruins resolveram tomar uma atitude…sem patrocínio e nenhum vínculo religioso ou político, venderam o apartamento e saíram em uma viagem durante 5 anos (2011/2015) pelo mundo em busca de bons exemplos. Pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem, executando algum projeto social. Eles acreditam que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo.

Neste período percorreram mais de 225.000 km, catalogaram mais de 1.150 projetos por todos os estados brasileiros. Agora, esta ação se transformou em uma grande mobilização para divulgação do bem, onde participam mais de 110.000 pessoas pelas redes sociais. Caçadores de bons exemplos, somos nós, você e todos aqueles que querem construir um mundo melhor. Junte-se a nós e venha ser a mudança que queremos ver no mundo!

Em nosso país temos samba, futebol, lindas praias, lindas paisagens, mas o nosso maior TESOURO é: O nosso POVO brasileiro! Vamos juntos jogar luz nestes nossos heróis que quase sempre não tem reconhecimento e são eles que dão “suor e amor” por um Brasil melhor.

Alguns bons exemplos

  • Instituto Ethos

Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, acaba de ser anunciado pelo Banco Mundial como vencedor do prêmio de liderança global na promoção do compromisso social da sociedade, empresas e governos (social accountability). De acordo com o comunicado oficial enviado pelo Banco Mundial, o prêmio é um “reconhecimento ao seu papel para a construção de uma sociedade mais justa”. Odedb considera que este reconhecimento “precisa ser repartido com todos os parceiros que ao longo dos anos têm trabalhado por um Brasil e um mundo mais justos”. Ele reforça que as iniciativas e empreendimentos que conduziu só foram viabilizados com o engajamento e apoio de muitas pessoas e organizações. “É um prêmio que deveria estimular todos nós a continuar a trabalhar pela promoção de um Brasil e um mundo mais justos, éticos e sustentáveis”, conclui. Oded Grajew, criou ainda, em 1988, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do qual é hoje presidente emérito, com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

  • A sede do Instituto Ethos se localiza na Rua Dr. Fernandes Coelho, 85, 10º. andar, em Pinheiros, São Paulo (SP) - CEP 05423-040.
  • Para entrar em contato ligue para (11) 3897-2400 ou escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

  • Para obter mais informações, acesse o site: www.ethos.org.br.


  • Reciclarte

  • Objetivo: Preservação do Ambiental através da reciclagem.

O jovem Heliton com o sonho de fazer a reciclagem de materiais descartados pela população da cidade de Feliz Natal-MT, uniu-se a um amigo e outros simpatizantes e fundaram a Reciclarte, que em breve se tornará uma cooperativa. Além de recolher os resíduos, também apoiam os catadores do lixão, dando dignidade aos trabalhadores que vivem em situação muito precária. A Reciclarte é a única na cidade a recolher diariamente os materiais descartados pelos estabelecimentos comerciais e residências particulares, contribuindo na redução, de forma importante, o impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores. A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver. A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas. Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio. Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas. Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 toneladab de petróleo. Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado. Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.

  • Saiba mais e como ajudar: Reciclarte Heliton 66.9902.8044.

  • Projeto Rã Bugio

  • Objetivo: Proteção e conscientização da preservação ambiental
  • Cidade: Jaraguá do Sul – SC

O catarinense Germano Woehl Júnior tem duas vidas. Em uma, é físico, doutorado na Universidade de Campinas, produto de uma tese sobre o comportamento do átomo de cálcio congelado em raio laser. Na outra vida, ele é herpetologista. Autodidata, mas exaltado. Não leva para casa com isso um centavo. Ou pior, gasta quase tudo o que ganha non emprego de São José dos Campos sustentando a obsessão pessoal em Santa Catarina. É lá que cuida de sapos, rãs e pererecas, briga com as motosserras que lanham as últimas grotas de Mata Atlântica no interior do estado e raspa seus cofres de assalariado para comprar relíquias da floresta, antes que os proprietários as destruam. Em Guaramirim, Germano e sua mulher, a professora de Educação Física Elza Nishimura Woehl, criaram, mantêm e encarnam o Instituto Rã-Bugio, uma ONG que, na prática, não é mais nem menos a pessoa jurídica do serviço voluntário que o casal fazia por conta própria desde 1998. Em cinco anos, experimentaram suas trilhas 10.600 estudantes, 600 professores e 1.600 visitantes avulsos, transformando o Rã- Bugio num curto desvio do circuito turístico habitual na serra de Dona Francisca. O ingresso lá continua gratuito. Quer saber como Elza e Germano puderam ir tão longe partindo de tão pouco? “Não tem segredo. É só não trocar de carro a cada dois anos”, ele responde.


PARA SER UM CAÇADOR É PRECISO:

1- MUDAR O OLHAR
Mostrar que em todos os lugares existem pessoas indo em buscas de soluções e não somente dos problemas. Mostrar que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo. Todos precisam saber quem são os assassinos, ladrões e as tragédias, mas além disso, também precisamos saber quem está construindo um mundo melhor. Olhar o lado luminoso do ser humano. (Formando assim outros Caçadores de bons exemplos)

2- INSPIRAR
Sensibilizar outras pessoas á fazerem o mesmo que os bons exemplos, que encontramos, estão fazendo (Formando assim Multiplicadores de ações positivas)

3- CONECTAR
Se não quiserem ou não puderem fazer o mesmo, que ajudem quem já está fazendo (Formando assim uma rede de ajuda)

4- VALORIZAR
Motivar os bons exemplos que encontramos, para continuarem neste caminho do bem.


 

687-2SEJA UM CAÇADOR DE BONS EXEMPLOS

simples e muito fácil, instale nosso aplicativo em seu Android ou iOS e vamos juntos divulgar o BEM!

Encontrou um bom exemplo? Então vamos colocar ele no mapa... Nos envie o nome do projeto, endereço completo com CEP, e as formas de contato, como telefone, e-mail, site, blog, etc... Comente sobre o projeto, descreva porque ele é um bom exemplo pra você e envie para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O que é um bom exemplo: Pessoas que fazem a diferença no mundo executando algum projeto social ou ação positiva. Pessoas que buscam soluções, ao invés de focarem somente nos problemas.

O que é o mapa? O mapa não é de uma pessoa ou de uma empresa ou de uma Ong. O mapa é de todos, para todos e para sempre! É colaborativo, feito por nós e por vocês. Feito por todas as pessoas que acreditam que os bons são a maioria e que todo mundo pode mudar o mundo.

A plataforma: Esta é uma plataforma virtual e colaborativa para a difusão, visibilidade, encontro, conexão e ação coletiva de experiências que mudam o mundo para melhor. Um verdadeiro intercâmbio de ideias positivas, aonde todos podem indicar e compartilhar os bons exemplos de suas cidades. Linha direta: 37 9904.9070 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Link para o aplicativo: cacadoresdebonsexemplos.com.br/faca-parte

 


ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd