Imprimir

Ecologia Humana: a vida é em rede, por Vilmar Berna

. Acessos: 786

672

Nossas atitudes, nossa aparência, nossas palavras não nos defi nem, mas por elas seremos enquadrados em algum rótulo e julgados. Ninguém está dentro de nós para saber quem de fato somos

Por Vilmar Sidinei Demamam Berna*

no fundo, nem nós mesmo sabemos, pois no instante que nos avaliamos já somos passado, e o novo que surge sempre pode nos surpreender. Somos um permanente vir a ser. A cor da pele, o tamanho da barriga, a quantidade de cabelos, as preferências sexuais, religiosas, políticas, esportivas, quanto temos no bolso ou no banco, a dieta que adotamos, as condições sociais, econômicas em que vivemos, a presença ou não de doenças ou de necessidades especiais, nada disso conta sobre quem de fato somos, não nos explicam, não nos limitam, não nos defi nem, por que enquanto houver vida e liberdade de escolhas, estaremos sendo, e mudando.

672-2Os outros apenas podem nos imaginar e contam com instrumentos incompletos e insuficientes para dar conta da complexidade que somos. Analisar seres vivos dividindo-os em parte pode ser um bom método para saber sobre as partes, mas não sobre o todo. Seres vivos não são máquinas.

Ao nos julgarem, fazem um esforço para nos enquadrarem numa explicação de mundo que não é a nossa, que revela muito mais sobre quem nos julga, suas necessidades de dar um sentido ao seus mundos, seus preconceitos e angústias, que sobre nós.

Não devemos nos deixar impressionar. O que os outros acham de nós é opinião alheia, só isso, e só irá nos defi nir ou ferir se permitirmos. A imagem que fazem de nós é uma pálida representação do que somos, e às vezes pode ser uma mentira completa. Rótulos são sempre uma simplifi cação genérica, quase nunca generosa, quase sempre apressada. Criam uma terceira entidade, uma personagem que às vezes até nós próprios gostaríamos de poder ser. Alguns às vezes se entregam à armadilha de tentar corresponder à imagem que fazem deles a ponto de se perderem de si mesmos e podem, em nome de um reconhecimento superficial e efêmero, sucumbirem quando não conseguem corresponder ao personagem.

672-2a 672-2b
No Sítio Luz do Sol os hóspedes poderão frequentar a biblioteca da SOECAL de onde a ‘Senhora dos Livros” sai de charrete pela comunidade distribuindo livros para incentivar a leitura e a reflexão eco-lógica. A SOECAL aceita doações de livros, que por sua vez serão também doados Professor Cláudio Goulart, fundador da SOECAL semeando educação ambiental durante a comemoração do Dia do Livro, em 17/04/2015, com a participação da REBIA, da Artista Flautinha, para mais de 100 alunos da rede escolar de Paty do Alferes, RJ, em parceria com a Prefeitura
672-2c 672-2d
A sub-sede da Sociedade Ecológica dos Cavaleiros do Alto Santana (SOECAL), fica em Arcozelo, Paty de Alferes, RJ, no Sítio Luz do Sol, local confortável, com piscina e belíssima natureza preservada que recebe hóspedes. Reservas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Entre os projetos da SOECAL, destaque para o curso de Jardineiros Ambientais, realizado de forma voluntária, e que busca patrocínios para ir mais longe. Quem puder ajudar, entre em contato, aceitam-se materiais, dinheiro, etc.: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Enquanto alguns tentam nos enquadrar em gaiolas de definições imaginárias, tentamos ser nós mesmos, com todas as alegrias e tristezas de ser quem somos, seres humanos limitados e frágeis em alguns aspectos e fortes em outros, sempre em busca do horizonte, e quanto mais vamos em frente, mais novos horizontes se abrem diante nós, tornando o ato de viver um desafio renovado e renovador.

Entretanto, a vida não é um presente só nosso. Muitos outros estão vivendo este mesmo desafio. Não somos capazes de viver sós. Só somos por que somos junto. A vida é em rede. Nenhuma espécie no Planeta existiria sem a rede de sustentação da biodiversidade onde, ao longo de bilhões de anos, um se adaptou ao outro de diferentes maneiras, e quem não conseguiu, desapareceu. Nenhum indivíduo consegue desenvolver todas as possibilidades de viver sem outros indivíduos. E cada espécie que se extingue, cada sociedade que se enfraquece, é a vida de todos que diminui em suas potencialidades.

A liberdade é inerente à vida e liberdade nunca é dada. Precisa ser conquistada

O mesmo potencial que temos de escolher o bem também temos para escolher o mal. Ambos estão presentes em nossa natureza, então, não podemos nos permitir escolher desatentamente, ainda que reconheçamos em nós uma tendência para escolher o bem.

São as nossas escolhas que irão determinar nossas práticas, e estas escolhas
não se dão do nada, mas resultam de nossas ideias, desejos, sonhos, utopias, informações, preconceitos, sentimentos, emoções, do contexto histórico, social, politico, econômico em que estamos vivendo e, principalmente, do quanto cada um consegue suportar sozinho e em parceria com os outros que comungam dos mesmos propósitos. Entretanto, nada nem ninguém deverá ser responsabilizado por nossas escolhas a não ser nós mesmos, por que podemos escolher a quem dar ouvidos, na companhia de quem vamos seguir.

A cada dia, enquanto o sol nascer no horizonte, podemos escolher de novo. Podemos continuar fazendo tudo igual e nos manter na zona de conforto que já conhecemos e dominamos, ou podemos nos arriscar no abismo das incertezas e também de novas possibilidades. Mudar sempre oferece riscos, dá medo, mas às vezes os custos de se manter onde está podem ficar caros demais, e o novo, para chegar, exige que se abandonem as velhas ideias e as velhas práticas.

 

* Escritor e jornalista, fundou a Rebia - Rede Brasileira de Informação Ambiental (rebia.org.br), e edita deste janeiro de 1996 a Revista do Meio Ambiente (que substituiu o Jornal do Meio Ambiente), e o Portal do Meio Ambiente (portaldomeioambiente.org.br). Em 1999, recebeu no Japão o Prêmio Global 500 da ONU para o Meio Ambiente e, em 2003, o Prêmio Verde das Américas


ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!