Imprimir

Por uma São Gonçalo Sustentável - Por Ricardo Harduim

. Acessos: 942

684

ASSUMIMOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE COMO UM DESAFIO PROPOSTO PELO PROFESSOR E PREFEITO NEILTON MULIM, DENTRO DE SEU COMPROMISSO EM PRODUZIR MUDANÇAS EM SÃO GONÇALO QUE ESTEJAM À ALTURA DA QUALIDADE DE VIDA QUE SUA POPULAÇÃO ESPERA E MERECE

Artigo >> Ricardo Harduim, Secretário Municipal de Meio Ambiente

São pouco mais de 100 dias de exercício na pasta e já temos algumas pequenas vitórias a comemorar, embora sejamos os primeiros a reconhecer que ainda há muito a ser feito, porque há muito por fazer pelo meio ambiente de nossa cidade. Mas se depender de nossa administração, teremos o maior empenho e determinação em trabalhar no rumo de uma São Gonçalo Sustentável.

E aqui é preciso abrir um parênteses, para lembrar o óbvio: quando falamos em meio ambiente não estamos nos referindo apenas à fauna e à fl ora, mas também aos seres humanos. O homem “não faz parte”, o homem “é” meio ambiente... Assim, cuidar da saúde da população, cuidar para que tenha uma infraestrutura melhor e mais segura para viver, é também cuidar do meio ambiente.

A nossa busca é neste sentido, desenhando um plano de visita aos bairros da cidade com programas de Educação Ambiental, de limpeza das ruas, das calçadas, plantando e doando árvores nativas da Mata Atlântica, apoiando a pavimentação onde antes havia poeira em dias de sol e lama em dias de chuva, estudando a implantação de ciclofaixas, inventariando os GEE – Gases de Efeito Estufa da administração pública e diversas outras ações que objetivam trazer melhor qualidade de vida à população e recuperando a autoestima de viver em São Gonçalo.

Além disso, é importante valorizar algumas vitórias, que apesar de ainda não terem tanta visibilidade quanto merecem, possuem enorme simbolismo de indicar rumos. Por exemplo, a sinergia que estamos conseguindo com empresas e empresários sérios em nossa cidade, que estão fazendo a sua parte, alguns indo além do que a legislação ambiental exige. Os órgãos públicos têm grande responsabilidade na implementação das políticas públicas, mas isso não signifi ca que tenha de reinventar a roda a cada momento. Não podemos pensar que as mudanças que se deseja para nossa cidade tenham que ser uma iniciativa apenas de um setor da sociedade. Elas exigem a participação de todos.

Desde que assumi o cargo de Secretário tenho me empenhado em estabelecer canais de diálogo com os diversos setores da sociedade que sonham fazer de São Gonçalo um lugar melhor para se viver, trabalhar e se divertir.

Outra sinalização importante é o combate que estamos dando sem trégua ao crime ambiental, pois além de ser um desrespeito ao meio ambiente de nossa cidade, estas atitudes ilícitas usurpam a esperança de quem quer fazer o bem e agir dentro da lei.

Estamos só no começo, e destaco aqui o apoio da Rede Brasileira de Informação Ambiental, a REBIA, pois graças a essa parceria podemos estar aqui democratizando estas informações e, com a ajuda dos bons interlocutores desta cidade, faremos ainda mais e divulgaremos aqui.


ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd