Imprimir

Boas Notícias para o Meio Ambiente no município

. Acessos: 1243

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Harduim, esteve com Altineu Cortes, proprietário da área vistoriando o local da futura RPPN do Alto do Gaia. Além desta RPPN, o Secretário estuda com a Superintendência de Florestas e Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente a criação de outras três.

Banco de dados mundial sobre meio ambiente

O município de São Gonçalo inscreveu-se no CDP Cities (Driving Sustanable Economies), organização internacional sem fins lucrativos, que fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental. O objetivo é compartilhar experiências e projetos ambientais com municípios e organizações do Brasil e do mundo, o que poderá facilitar a execução de parcerias público-privadas. A entidade vai enviar relatório em setembro com a inscrição do município entre os signatários.

O CDP detém o maior banco de dados corporativos sobre mudanças climáticas, água e florestas. Essas informações geram insights que permitem aos investidores, empresas e governos mitigar riscos do uso de energia e recursos naturais, assim como identificar oportunidades de uma abordagem mais responsável em relação ao meio ambiente. Mais de 4.500 organizações de todo mundo reportam seus dados climáticos ao CDP.

Centro de Tratamento de Resíduos

A equipe de meio ambiente da Secretaria de Meio Ambiente visitou o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), no bairro do Anaia Pequeno, onde acompanhou o funcionamento do aterro e conheceu a Câmara Fria (para disposição provisória de resíduo hospitalar). Durante a visita ao local, aproveitaram para conhecer o equipamento importado para o tratamento de chorume, o sistema de canalização e drenagem de águas pluviais, e também o viveiro de produção de mudas nativas da Mata Atlântica, espaço destinado às ações de educação ambiental.

“Conheço quase todos os CTRs do estado e alguns no país. Porém, fiquei surpreso com o que vi aqui. Este é sem dúvida um dos melhores aterros em funcionamento no Brasil. O compromisso com o meio ambiente é revelado em todas as etapas do funcionamento, desde o gás metano que é queimadopara não agravar o problema do aquecimento global até a disposição em incrementar o plano de Educação Ambiental com alunos das escolas municipais”, declarou o secretário.

O coordenador de Fiscalização e Licenciamento, João Arthur Carvalho, e o assessor Luiz Mário Fonseca, ambos formados em Ciências Biológicas, também participaram do encontro.

656-2


ALERJ

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd