Imprimir

Projeto de recuperação de nascentes chega a Barra Mansa

. Acessos: 964

634
Beleza, secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, acompanhou o plantio com as crianças do Colégio Municipal Jahyra Fonseca Drable

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou na tarde de hoje, a 12ª edição do projeto “Produção de Águas”. Foram plantadas 500 mudas de espécies da Mata Atlântica em duas nascentes de uma propriedade rural do distrito, que pela primeira vez recebe uma edição do projeto. A iniciativa é uma parceria entre a secretaria e a Oscip Piratingaúna e visa a recomposição de margens de rios e a recuperação de nascentes do município.

O plantio contou com a participação de 10 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Jahyra Fonseca Drable, localizado no distrito de Amparo. “Ao participar do projeto essas crianças se tornam multiplicadoras e vão ajudar a conscientizar outras pessoas sobre a importância de preservarmos o meio ambiente”, frisou a secretária municipal de Assistência e Direitos Humanos, Maria José Cezar, que representou o prefeito Jonas Marins (PCdoB) no evento.

A professora da unidade escolar, Meiry de Almeida Duque, que acompanhou o grupo, elogiou a iniciativa.

634-2

“Além de contribuir o meio ambiente, esse projeto serve também para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do mesmo”, frisou.

A estudante Gabriela Gama de Freitas, de 10 anos, que participou do ação, estava feliz em plantar sua primeira árvore: “Achei bem legal e divertido,b além de ser importante para o meio ambiente. Pretendo plantar mais mudas pelo distrito”, disse.

Já o secretário municipal de Habitação e Interesse Social, Juarez Magalhães, que é membro do Conselho Administrativo da Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e participou do plantio, destacou que esse projeto deve servir de exemplo para os outros 180 municípios que compõe a bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

“O Produção de Águas é um exemplo para toda região, por recuperar o rio e ser uma importante
forma de vencermos a crise hídrica que tem chamado a atenção de todos”, frisou Juarez.

Benedito de Oliveira, o Dito, dono da propriedade rural onde foi realizado o plantio, agradeceu à prefeitura pela iniciativa.

“Me sinto privilegiado de ser o primeiro morador de Amparo a receber esse projeto. Faço parte do grupo de trabalho do projeto Rio Rural da Emater-Rio e o Produção de Águas vai de encontro com as ações do nosso projeto, de recuperação do meio ambiente”, comentou. O plantio contou ainda com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza.

Fonte: Diário do vale.

ALERJ

Our website is protected by DMC Firewall!